Início > APCDEC > Paulino Rocha… 32 anos de saudades.

Paulino Rocha… 32 anos de saudades.

Paulino Rocha (4) Hoje, 06/04 faz 32 anos que faleceu um dos maiores comentaristas esportivos do Estado do Ceará e também Ex-Deputado o cearense Paulino Rocha.

Paulino era um homem de talento como comentarista, comunicador e orador. Além de cronista esportivo foi eleito deputado estadual em 1974, era um combativo defensor da democracia. Foi também o mais votado pelo antigo MDB e, em 1978, foi reeleito com uma votação consagradora, mas não assumiu o mandato por motivos de saúde. Faleceu em 6 de abril de 1979, com 46 anos, de câncer pulmonar.

Paulino Rocha foi um dos mais entusiasmados na defesa da construção do estádio Castelão, seu comentário histórico em defesa dessa obra, em 11 de novembro de 1973, na cabine 13 da Rádio Verdes Mares, marcou a sua trajetória. Veja um pequeno trecho:

"Torcida amiga carinhosamente boa tarde, sobre o nordestino, sobre a sua força, sobre a sua coragem muita gente já escreveu. Uma das frases mais bonitas que eu já li é aquela que diz que ele é acima de tudo um forte, o nordestino consegue ultrapassar todos os obstáculos que lhes são postos à frente, numa determinação realmente digna de elogios…Eu olho para essas arquibancadas e sinto a tremenda felicidade daquele que disse que o nordestino é acima de tudo um forte. Essas arquibancadas do Castelão, esse gigante de concreto e cimento armado é bem mais uma demonstração patente do que o homem é capaz"

O Castelão que neste momento encontra-se fechado para sua 4ª reforma visando em breve abrigar uma das sedes da Copa do Mundo em 2014.

Anúncios
Categorias:APCDEC
  1. Thiago Wagner
    29/07/2016 às 12:08

    Escuto rádio por causa dele, sem ao menos nunca ter o ouvido, somente pelas historias que meu pai contava se tratava de uma grande profissional e uma grande pessoa. CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA.

  2. rogerio moreira
    19/10/2013 às 16:11

    Rogerio Moreira era era muito novo meu pai joao me levava para o catelao me lembro ainda hoje de paulino rocha demais homem de fibra

  3. Francisco de Sousa Lima
    27/08/2013 às 14:09

    Lembro-me uma vez jogando Ceará e América pelo campeonato cearense de futebol eu na época menino então o jogo estava de O X O e o paulino rocha disse o seguinte que time pequeno era como o namoro novo difícil era o primeiro beijo depois…

  4. Tiburcio Marinho da Costa
    14/04/2013 às 16:26

    Eu era muto jovem qdo fui morar em Fortaleza. Mas conheci Paulino através do canal 10 “2 minutos com Paulino Rocha”, sempre as 7 da noite. Depois o conheci pessoalmente saindo do escritório da “jogada milionária da sorte” carnês do Ceará ali na Senador Alencar. Eu era fá do Paulino e hj arranho de comentarista no Radio com estilo parecido com o dele. Mas era uma grande figura e tinha o sonho de ser Prefeito de Fortaleza. Ninguem conseguiu preencher a lacuna deixada por Paulino na cronica cearense. Lembro-me quando após o noticiário “a voz do Brasil” na Radio Verdes Mares, foi anunciada a sua morte. Chorei copiosamente. Nunca o esquecí. Tiburcio Marinho-Apodi/RN.

  5. 29/01/2013 às 16:16

    O Paulino foi o maior comentarista que o estado do ceará já teve, imparcial, independente, não precisou tomar partido de torcida nenhuma, pois além de excelente profissional foi um exemplo de profissional. Infelizmente o seu maior companheiro de rádio o sr. Gomes Farias não honra seu grande parceiro de rádio, pois é simplesmente triste ver a sua parcialidade em favor do Ceará, que torça pelo time, no entanto não se deixasse levar pela paixão é por isso que deixei de ouvir este narrador, mas acredito que se o Paulino fosse vivo ele jamais permitiria essa conduta do Farias, até porque quem comandaria a equipe seria ele Paulino e isto ao seus olhos seria inaceitável. Um dia nos veremos Paulino se nosso grandioso criador permitir e ele permitirá com certeza.

  6. Wellington Lima Mota
    04/04/2012 às 20:46

    cresci ouvido Paulino Rocha um de seus comentário mais conhecido foi quando ele emocionado fez direto do Castelão um dia antes da inauguração seu primeiro comentário da cabine Paulino Rocha agradecendo os governos Plácido Castelo e César Cals e ali ele pedia pra que não parasse a obra pra mim o maior comentarista que já ouvi e, quando o Ceará foi tetra Campeão em 1978 eu ouvi sua ultima fala no radio dizendo lá do hospital aonde ele estava internado que logo mais estarei ai para comemorarmos, aquilo me emocionou mais pouco tempo depois ou mais precisamente em 06 de abril de 1979 eu ouvi a noticia que logo se espalhou por todo meio de comunicação, Paulinho Rocha acaba de falecer .aquilo pra mim foi um baque eu que era seu fã e eleitor, e na cidade foi uma comoção geral na cronica não havia espaço pra outro assunto, e em qualquer lugar que se fouce era só no que se falavam, também foi o maior enterro já visto até hoje no Ceará arrastou milhares de pessoa ao cemitério. este é o humilde depoimento de quem teve a honra de ouvir muitos comentários de Paulino Rocha. Wellington Lima Mota..

  7. Jeová Cavalcante de Lima
    30/03/2012 às 22:25

    Trabalhei com o Paulino Rocha, na rádio dragão do mar entre 1970 e1971. Eu era operador de áudio. Ele era um gigante na arte de comentar jogos (futebol). O Gomes Faria narrava os lances e o Paulino comentava nos intervalos dos jogos. Tenho saudades dele. Era um bom colega de trabalho.
    Que Deus o tenha em bom lugar.
    Jeová Cavalcante. Rio de Janeiro.

  8. TIAGO
    07/11/2011 às 00:46

    este era meu tio-avô, o qual morreu um ano antes do meu nascimento, mas para o qual eu tenho uma admiração sem tamanhos, provavelmente por ter crescido ouvindo a minha avó, Maria Lenir de Aguiar Rocha, falar dia-após-dia do seu tão amado e saudoso irmão, de como ele articulava bem os discursos, de sua popularidade sem precedentes, e tambem de sua infancia, na Jacarecanga (ao lado da praça). Por sinal, a foto original desse artigo está emoldurada em tamanho ampliado bem na entrada da sala dela desde que me entendo por gente. Hoje ela está velhinha, não compreende mais quase nada, mas quando eu aponto pro quadro e digo: “Vó! Vó! Vó?? Quem é esse do quadro? a senhora se lembra? vó? quem é?” ela responde mesmo com o olhar perdido e a voz quase inaudivel “p-p-p-paul-pauliiino”. me emociono.

  1. 06/04/2011 às 10:36

OBRIGADO PELO COMENTARIO, EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO COM A DEVIDA RESPOSTA.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s