Início > APCDEC > Jornalista Tom Barros: “Enquanto não for restaurado o respeito às emissoras de rádio, o Castelão para mim será motivo de decepção.”

Jornalista Tom Barros: “Enquanto não for restaurado o respeito às emissoras de rádio, o Castelão para mim será motivo de decepção.”

jogada

COLUNA – Tom Barros

tom@diariodonordeste.com.br

29.07.2014

Respeito

Enquanto não for restaurado o respeito às emissoras de rádio, o Castelão para mim será motivo de decepção. E lá só pisarei se obrigado por dever profissional, jamais por espontânea vontade. O Castelão, que aí está, foge da destinação original, idealizada pelo governador Plácido Castelo, tão bem defendida pelo saudoso comentarista Paulino Rocha e pelo deputado Aldenor Nunes Freire. Eles queriam um Castelão para o povo, não para o privilégio de um grupo gestor. Deixar sem cabine as emissoras de rádio é escarrar na face dos que com veemência lutaram pela construção desse estádio na década de 1970. Não consigo entender um obra pública, erguida com dinheiro público, agora nas mãos de terceiros. O Castelão deixou de ser do povo. Há muito tempo.

Rádio

Antes dos estádios, foram as emissoras de rádio que pugnaram por suas construções. Assim no PV, assim no Castelão. Vejam as fotos da época de inauguração do PV. Lá estavam duas cabines de rádio, feitas de madeira, mas altivas porque vozes de cronistas que fizeram campanha pela construção do velho Estádio Presidente Vargas.

Respeito II

Vejam o PV de agora, modernizado, dentro do que a Fifa exigiu. Pois bem, lá estão dezenas de cabines de rádio estrategicamente situadas. Respeito a uma tradição que veio de 1941 até os dias atuais. Na reforma do PV, os engenheiros e arquitetos trocaram ideias com as entidades da crônica e tudo saiu perfeito, como em outros estádios brasileiros.

No PV respeito e atenção

No Estádio Presidente Vargas, o tratamento dado pelos funcionários aos torcedores e cronistas é muito bom. Nada de privilégio senão a natural manifestação de respeito e elegância de quem está preparado para o exercício da função. Já no Castelão dissabores são registrados em todas as áreas. Prova está nas reclamações da torcida do Fortaleza no sábado passado. Elogios, pois, ao tratamento cordial, atencioso que só encontro no PV.

Promessa

Agora, o gigante Castelão sem espaço para cabines de rádio. Durma-se com um barulho desse. Havia cabines de sobra no anterior, antes da reforma. Implodiram-nas. Correto teria sido, no novo projeto, modernizá-las. Optaram por destruí-las. Houve a promessa de que, após a Copa, seriam construídas novas cabines. Promessa, só promessa.

Basta

De promessa estou cheio. Aliás, já basta tanta promessa que vem por aí na campanha política. Quero resposta concreta sobre o tratamento que será dado aos profissionais de comunicação no Castelão. Não estou pedindo favores nem privilégios. Estou pedindo respeito. Não quero o luxo dos camarotes, mas de volta as cabines funcionais.

Contraste

Ferruccio Feitosa é educado, distinto, respeitoso. Sou admirador da sua maneira de bem tratar as pessoas. Sei do seu amor pelo Castelão, pois dele foi o gestor maior. Mas lamento dizer que não estão à sua imagem e semelhança os que agora se arvoram de "donos" da nova praça. Com estes o relacionamento azedou como em boa hora o Diário do Nordeste denunciou.

Intolerância

Certamente o leitor deve estar surpreendido com a postura contundente que assumi nas observações de hoje. Deixei de lado o tom moderado que costumo usar, mesmo quando o assunto é grave e polêmico. Motivo simples: minha paciência esgotou. Minha tolerância chegou ao fim. Não suporto ver meus colegas cronistas tratados como intrusos ou como se estivessem pedindo favor. Todos estão trabalhando. Abro as baterias em defesa da classe. É apenas o começo.


A diretoria da APCDEC apoia o cronista esportivo Tom Barros e se solidariza em suas manifestações tanto na Rádio Verdes Mares quanto no Jornal Diário do Nordeste, VAMOS LUTAR para que em breve seja encontrada uma solução inteligente para todos os descaminhos e transtornos gerados pela atual administração do Castelão.

Anúncios
Categorias:APCDEC
  1. 29/07/2014 às 22:05

    28/7/2014 13:06
    Toni Mota Toni Mota
    Gostaria de manifestar o meu descontentamento em dias de jogos na Arena castelão. É um lugar lindo e moderno para quem vai assistir aos jogos e outros eventos que por lá acontecem. No meu caso específico que trabalho como repórter de pista para a Rádio Assunção Cearense  venho solicitar a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará-APCDEC que promova um encontro dos cronistas desportivos com a diretoria da BWA e algo seja feito para solucionar esses descasos com os profissionais de rádio que trabalham no Castelão.
    PONTOS NEGATIVOS PELOS QUAIS RECLAMO:
    – LOCAL ESPECÍFICO E COM ASSENTOS PARA TRABALHAR
    – BANHEIROS NO SETOR PRÓXIMO AO LOCAL DE TRABALHO, SEM TER QUE USAR ELEVADORES.
    – UM QUIOSQUE PARA VENDER ALIMENTOS, INCLUSIVE ÁGUA. NÃO POSSO DEIXAR O LOCAL DE TRABALHO PARA IR ATÉ UM BAR OU COISA PARECIDA PARA COMPRAR UMA MERENDA, POIS NÃO HAVERIA TEMPO HÁBIL DE VOLTAR PARA O REINICIO DA PARTIDA E DO MEU TRABALHO. RESSALTO: SE FOR DOADO MELHOR, MAS SE FOR PAGO, EU PAGAREI, MAS TEM QUE EXISTIR.
    Hoje
    Apcdec Apcdec
    22:02
    Apcdec Apcdec
    Toni tivemos uma reunião no ultimo dia 18/07 onde eles prometeram um caminhão de soluções inclusive as que você apontou… porém não houve evolução de nossas reivindicações, e estamos na luta administrativa junto aos órgãos superiores e se for preciso inclusive na justiça para minimizarmos os transtornos e solucionarmos os problemas.

  1. No trackbacks yet.

OBRIGADO PELO COMENTARIO, EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO COM A DEVIDA RESPOSTA.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s