Início > APCDEC > Presidente em exercício da APCDEC Nelson Oliveira participa de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Presidente em exercício da APCDEC Nelson Oliveira participa de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Asf2iTpQSDBOTinNIhAT_mVj6CPS31QIAsYTFA7vC2Ph

O Sindicato dos Radialistas e APCDEC estiveram presentes na Audiência Publica realizada hoje, 26 na Assembleia Legislativa do Ceará para debater junto com a Comissão dos Direitos Humanos – A Violencia contra os trabalhadores da Imprensa no Estado do Ceará. Audiência proposta pelo Deputado Estadual Ferreira Aragão. O representante da APCDEC foi o presidente em exercício jornalista Nelson Oliveira, devido a ausencia do presidente e vice-presidente Edilson e Alano Maia que estão participando do 41º Congresso Brasileiro da Imprensa Esportiva, Aderson Maia presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitarios do Ceará, foi representado pelo radialista Dr. Denis Luiz diretor do Sindicato dos Radialistas e Publicitarios do Ceará.

 

O deputado Ferreira Aragão (PDT), requerente do debate, ressaltou que é preciso acabar com esse tipo de crimes, sob pena da situação se agravar ainda mais. Ele citou os nomes de sete profissionais da imprensa que foram assassinados nos últimos anos – cinco deles somente em 2015. Para o parlamentar, a liberdade tem que ser preservada e as denúncias fazem parte do trabalho dos profissionais de comunicação.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado José Ailton Brasil (PP), os profissionais de imprensa são fundamentais para a democracia por exercerem a fiscalização e a crítica. Segundo ele, se alguém se sentir caluniado ou difamado por um jornalista, deve buscar a reparação na Justiça.

O deputado Renato Roseno (Psol) avaliou que os crimes motivados por questões políticas deveriam estar passado. Para ele, os crimes contra radialistas no Interior do Ceará demonstram um grande retrocesso. O parlamentar também criticou as empresas de comunicação, por ainda não adotar padrões de segurança para os profissionais.

O representante do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, apresentou dados sobre violência contra trabalhadores da imprensa. Segundo ele, o Ceará é o estado do Nordeste onde mais profissionais foram agredidos em 2014, No País, ficou em terceiro lugar, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Rafael Mesquita esclareceu que 48% das agressões partem de policiais e 12% de políticos.

O diretor Jurídico da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão, Afro Lourenço, comentou que a violência demonstra a incapacidade de alguns políticos de debater os temas de forma democrática. Segundo ele, as emissoras também sofrem atentados.

Também estiveram presentes na audiência os deputados Sérgio Aguiar (Pros) e Ely Aguiar (PSDC); o representante do Comitê de Imprensa da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Alexandre Rangel; o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Emanoel Alves Lima; o representante dos radialistas do Interior do estado, Júnior Gonçalves.

Participaram ainda do debate os representantes das prefeituras de Granja e Senador Sá, além dos vereadores de Martinópole, Raimundo Nonato Fontenele; da Secretaria da Segurança Pública do Ceará, tenente-coronel Fernando Rocha; da Associação da Imprensa do Sertão Central, Wanderley Barbosa; o presidente em exercício da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará, Nelson Oliveira; o representante do Sindicato dos Radialistas do Ceará, Dennis Luiz; e o representante da Associação Cearense dos Jornalistas do Ceará, João Ferreira.

Categorias:APCDEC
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

OBRIGADO PELO COMENTARIO, EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO COM A DEVIDA RESPOSTA.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s